35.171.159.141

Soluções PRIMAVERA dinamizam gestão da Quitérios, líder nacional de material elétrico

As soluções da tecnológica PRIMAVERA BSS foram a escolha da Quitérios para gerir de forma integrada o processo de fabrico de mais de 200 mil produtos/ano.

Com a implementação da solução de gestão da produção PRIMAVERA Manufacturing, integrada no ERP PRIMAVERA, o fabricante líder nacional de material elétrico, com presença em mercados como Marrocos, Moçambique, Brasil, México, Angola e Colômbia, e uma rede de 150 distribuidores, quis modernizar a gestão fabril e entrar na era da denominada indústria 4.0, com uma solução que permite digitalizar os processos de fabrico, acelerar o registo, consulta e análise de informação técnica, otimizar a gestão de stocks, simplificar os processos de controlo de qualidade e também ganhar eficiência de custos.

Todas as fases do ciclo de produção passaram a estar controladas digitalmente na solução PRIMAVERA Manufacturing, desde a engenharia de produto e respetiva caraterização técnica, passando pelo planeamento da produção, até à execução das ordens de fabrico e respetivo controlo de quantidade de produto final acabado. Ao estar integrada de forma nativa com o ERP PRIMAVERA, a solução de gestão da produção permite eliminar a circulação de informação em papel na fábrica, agilizar a caracterização e consulta de dados das fichas técnicas, simplificar o cálculo de necessidades, acelerar os processos de compra e subcontratação, otimizar a gestão de stocks intermédios, sistematizar a gestão dos tempos de produção, obter rastreabilidade dos componentes ao longo do ciclo produtivo, agilizar os processos de controlo de qualidade e aumentar a eficiência no controlo de custos.

"As soluções PRIMAVERA têm a capacidade de serem flexíveis e de gerarem informação analítica credível e necessária para a tomada de decisão, com uma margem de erro quase nula”, explica José Quitério, Administrador da fabricante de Mira. "Agora conseguimos agir no timing adequado porque temos rapidez de circulação da informação. Conseguimos saber facilmente em que etapas os custos são maiores, pois a cada ordem de fabrico temos associados os tempos consumidos para a produção de cada artigo, os equipamentos mais utilizados, os centros de trabalho, os componentes envolvidos e outros fatores com impacto no preço dos produtos”, completa Íris Oliveira, Diretora de Qualidade da empresa. Por seu lado, o diretor de sistemas de informação, Tiago Apolinário, destaca a "simplicidade do planeamento e as mais-valias do cálculo automático de necessidades, um mecanismo que acelera o processo de identificação de necessidades de compra e otimiza a gestão dos pedidos a fornecedores, assegura uma maior eficiência na gestão de custos.”

Os processos de gestão da qualidade também ganharam eficiência com esta solução. Identificar causas de inconformidades nos produtos passou a ser mais simples e rápido para esta empresa de referência de material para instalações elétricas e telecomunicações. A solução PRIMAVERA Manufacturing assegura a rastreabilidade dos produtos e simplifica a identificação de falhas, permitindo uma rápida resposta de correção/melhoria, contribuindo para assegurar os elevados padrões de qualidade que desde sempre distinguiram a Quitérios no mercado.

Com toda a informação da fábrica centralizada no ERP, tornou-se mais fácil para a Quitérios obter análises rigorosas, rápidas e em tempo real, o que impulsionou a produtividade e a eficiência global da empresa.