13.59.236.219

PRIMAVERA investe cinco milhões de euros na criação e internacionalização de spin-off

Valuekeep é a nova empresa do grupo tecnológico, focada exclusivamente em soluções de software de gestão e manutenção de ativos

A PRIMAVERA BSS, tecnológica portuguesa especializada no desenvolvimento de soluções de gestão empresarial, criou um novo spin-off dedicado a desenvolver e comercializar soluções de software de gestão e manutenção de ativos.  A Valuekeep é a empresa criada para comercializar no mercado global a sua solução homónima, endereçada essencialmente aos setores industrial, saúde, transportes, construção, administração pública e energia. O investimento inicial é de 1,6 milhões de euros e uma equipa de dez pessoas, estando previsto para os primeiros quatro anos um investimento de cinco milhões em I&D e abordagem aos mercados internacionais.

A Valuekeep espera tirar partido dos mercados tradicionais onde a PRIMAVERA atua, contudo, o foco estará sobretudo nos mercados Europeus (em particular no Reino Unido), na América Latina e nos EUA.
Jorge Batista, CO-CEO da PRIMAVERA BSS, refere a propósito da criação da Valuekeep, "O nosso objetivo é ter uma presença no mercado global de software de manutenção de ativos até 2020. Acreditamos que o facto de dispormos de um produto funcionalmente maduro e totalmente desenvolvido em tecnologias cloud nos garante as melhores condições para comercializar esta oferta à escala global.”

A decisão de constituir este spin-off está ancorada no potencial de crescimento previsto para o mercado mundial de software de gestão e manutenção de ativos, bem como no facto de a solução Valuekeep ter uma elevada maturidade funcional, que conta com cerca de 20 anos de experiência junto de inúmeras empresas a atuar em diversos mercados, entre as quais se pode referir a Iberdrola, a Plafesa ou a Casa da Música.
A nova solução, 100% web, está disponível por subscrição online, em 3 configurações distintas, que respondem a diferentes níveis de necessidades do ponto de vista da gestão e manutenção de ativos empresariais. Distingue-se pelo forte investimento em mobilidade, materializado na disponibilização de aplicações que facilitam o registo de novos ativos e o report do trabalho a partir de equipamentos móveis. A solução Valuekeep distingue-se ainda pela tecnologia que lhe permite integrar-se facilmente com soluções complementares, nomeadamente com os mais conhecidos ERP existentes no mercado.

Manutenção de ativos tem um potencial de crescimento de 9,6% até 2019

O software de manutenção de ativos é uma área de negócio com elevado potencial de crescimento, uma vez que muitas organizações ainda se encontram numa fase de primeira informatização, existindo um elevado número de empresas a gerir equipamentos e instalações através da subcontratação do serviço ou recorrendo a soluções antigas e pouco ajustadas às necessidades de celeridade e eficiência dos dias de hoje.  De acordo com o estudo "Enterprise Asset Management Market - Worldwide Forecasts and Analysis (2014-2019)”, da MarketsandMarkets, a área de soluções tecnológicas de manutenção de ativos tem um potencial de crescimento de 9,6% até 2019.